- IMESC entrega certificados de capacitação em PCL-R para psicólogos da SAP na SJC

Dezenove psicólogos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) concluíram o curso de capacitação em Escala Hare – PCL-R, e estão habilitados para aplicar o teste canadense de avaliações criminológicas nas unidades penitenciárias administradas pela SAP no Estado de São Paulo.

A formatura e a entrega dos certificados ocorreram nesta terça-feira, 26, às 15h, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na Secretaria da Justiça e Cidadania, na capital.  A solenidade contou com as presenças dos secretários da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, da Administração Penitenciária, coronel Nivaldo Cesar Restivo, do coordenador de Reintegração Social e Cidadania da SAP, Mauro Rogério Bitencourt, do chefe de gabinete em exercício do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC), Eduardo Vasques e da psiquiatra e perita do IMESC, Hilda Morana.

O IMESC, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, ministrou as aulas do curso da Escala Hare – PCL-R. O trabalho resulta de um convênio firmado entre o IMESC e a SAP. Por meio da parceria, 28 psicólogos que trabalham nas unidades prisionais das regiões Central, Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral concluíram o curso em 2018. Os 19 profissionais que receberam os certificados nesta terça-feira estão lotados nas Unidades Prisionais e Unidades de Reintegração Social (Centrais de Atenção ao Egresso e Família, Centrais de Penas e Medidas Alternativas e Células de Referências Técnicas) das regiões Oeste e Noroeste.  

O curso foi composto por videoaulas teóricas, tempo para aplicação da escala em sentenciados e egressos do sistema penitenciário, além de um encontro, por turmas, de supervisão, conduzido pela psiquiatra Hilda Morana, perita do IMESC e doutora em Psiquiatria Forense pela USP, responsável pela versão brasileira da Escala Hare – PCL-R no Brasil. “A disponibilização desse instrumento para os profissionais das áreas de psicologia e psiquiatria forense é muito útil para a avaliação da personalidade dos criminosos, área em que a psicologia tem tanto a contribuir e a crescer”, explicou.

De acordo com a SAP, os alunos deram um feedback positivo do curso. O questionário Escala Hare – PCL-R complementa os critérios para elaboração de avaliações que visam a subsidiar decisões encaminhadas pelo Poder Judiciário. Com a capacitação, os profissionais contam, atualmente, com mais um instrumental para respaldar seu trabalho.

O que é a Escala Hare – PCL-R?

O Psychopathy Checklist- Revised, trata-se de um teste elaborado pelo psicólogo canadense Robert Hare, que após anos de pesquisa na área da psicopatia propôs a utilização de um método de investigação que possibilita a avaliação de psicopatia, contribuindo para os estudos forenses de criminosos em todo o mundo. 

O teste é composto por um questionário analisado por meio de um caderno de pontuação, baseado em 20 itens de personalidade, e que identifica de maneira acurada e mais célere psicopatas, que antes era possível apenas pelo teste de Rorschach, que é de aplicação extremamente criteriosa e demorada. 

Muitas das questões apresentadas no caderno de entrevistas da Escala Hare possibilita ainda uma melhor identificação e análise dos itens dispostos nas diretrizes fixadas na Resolução SAP nº 88/2010 (que dispõe sobre as diretrizes para avaliações criminológicas no âmbito do sistema penitenciário paulista), que visa a instrumentalizar os técnicos da SAP contribuindo para indicação de elementos relevantes nas tomadas de decisões do sistema judiciário.