- Imesc realiza mais 389 perícias em mutirão no sábado

Foram centenas de pessoas atendidas: no último sábado (17), o Imesc realizou mais um mutirão de exames para a realização de perícias de curatela e interdição judicial na sede do instituto, na Barra Funda.

Uma equipe de 18 médicos peritos, além de outros 34 funcionários apoiando todas as etapas do processo, trabalhou das 7 horas da manhã até o início da tarde, para atender aos 550 exames que estavam agendados. As perícias eram parte da Meta 2 (que prevê a realização de mutirões para atendimento da demanda nas ações de curatela-interdição oriundas das varas judiciais da Capital e inclui mais 750 exames a serem realizados em Setembro).

Perícias de Curatela-Interdição são aquelas realizadas nos casos em que os indivíduos se apresentam com Doença de Alzheimer, Demência Senil, Sequela de Acidente Vascular Cerebral, Paralisia Cerebral, Retardo Mental, Síndrome de Down, Sequela de Traumatismo Crânio-Encefálico, dentre outras condições psiquiátricas, avaliando-se a sua capacidade para os atos da vida civil e especialmente sobre atividades de ordem negocial e patrimonial. Os laudos, produzidos pelos peritos, têm como função auxiliar os juízes em processos onde as pessoas sejam total ou parcialmente incapazes de administrar seus bens.

Os exames foram realizados de maneira a atender a população da melhor maneira possível, com prioridade a portadores de necessidades específicas e deslocamento dos médicos até os carros ou ambulâncias para a realização dos exames, no caso de pessoas que não conseguem mais se locomover. Foram realizadas 389 perícias das 550 agendadas, e os laudos devem ficar prontos em até 90 dias.