- IMESC realiza palestra sobre perícia em demandas relacionadas a suposto erro médico

Em 24/10 o IMESC realizou palestra sobre “A Prova Pericial em demandas relativas aos danos associados aos cuidados à saúde – Erro Médico”, a qual foi ministrada pelo Exmo. Sr. Desembargador Dr. Soares Levada. 

Inicialmente foi discutido o tema sobre perícias em ações relativas à cuidados de saúde, no contexto da responsabilidades relativa a gestão administrativa da segurança do paciente (Programa Nacional para a Segurança do Paciente, instituído pela Portaria GM/MS nº 529/2013); da responsabilidade médica relativa a boas práticas, a necessária e completa descrição de complicações ocorridas na atuação médica; a utilização adequada dos conceitos e terminologias (taxonomia) relativa a correta técnica dos registros durante a elaboração do laudo (baseado na classificação internacional de segurança do paciente – ICPS: International Classification for Patient Safety da Organização Mundial de Saúde.

                            

 

Após a exposição da matéria médica, realizada pelo Prof. Dr. Lucas Leal, Diretor do Departamento de Estudos e Perícias do IMESC, e pela Dra. Viviam Spina, perita do Instituto, a discussão culminou com as considerações jurídicas do Exmo. Sr. Desembargador. 

Compuseram a mesa o Superintendente do IMESC, Dr. João Gandini, e o coordenador do Programa de Educação Continuada, Dr. Élcio Rodrigues da Silva.