- Ribeirão Preto sedia primeiro treinamento de coleta de material genético,resultado da parceria firmada entre o Imesc e o TJSP

Será realizada na próxima quinta-feira (12), em Ribeirão Preto, o primeiro treinamento das pessoas que farão a coleta de material biológico para perícias de investigação de vínculo genético, como parte do Convênio celebrado entre o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc) e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para realização das perícias nas 278 unidades dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos (CEJUSCs) do estado. Para o treinamento, foi firmada pelo CEJUSC do município uma parceria com a Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto.

 

O treinamento será dado por profissionais do Núcleo de Coleta e Controle de Qualidade – NCCQ do Imesc e acontecerá no Fórum de Ribeirão Preto, no bairro Nova Ribeirânia. Participarão do treinamento a responsável pelo CEJUSC local e dois funcionários da Unaerp.

Convênio Imesc/TJSP

O convênio para a realização de perícias de vínculo genético – exames de DNA – nas 278 unidades dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos (CEJUSCs) do Estado de São Paulo foi assinado em 3 de Julho, no Paládio da Justiça do Estado de São Paulo, pelo superintendente do IMESC, João Gandini, e pelo Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Manoel Pereira Calças.

 

O convênio é válido por 5 anos e tem como objetivo beneficiar a parcela da população que, por diversos motivos, necessita da realização de tais perícias mas não possui condições financeiras de arcar com os custos dos exames. Os resultados poderão auxiliar na promoção do reconhecimento de paternidade, promovendo conciliações e evitando a abertura de ações judiciais para este fim.

 

Após a capacitação dos profissionais deverá começar a ser realizado o agendamento das perícias, para que se proceda à coleta do material necessário para os exames.