SJDC Metrô - Secretaria da Justiça e Metrô retomam campanha contra o racismo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) retomam neste mês de novembro – o Mês da Consciência Negra – a Campanha “São Paulo Contra o Racismo”.

Desde o último sábado (3), a TV Minuto está exibindo nos monitores instalados em todos os trens do Metrô uma vinheta que explica para os usuários que racismo é crime; e que no Estado de São Paulo existe em vigor uma Lei que pune a discriminação racial. A peça também apresenta o canal para denúncias. 

A campanha faz parte do programa “São Paulo contra o Racismo”, lançado em 2011, que tem como objetivo acolher denúncias de discriminação racial baseadas na Lei Estadual 14.187/2010, que pune administrativamente a discriminação por raça ou cor.  A primeira campanha do “São Paulo Contra o Racismo”, por meio da TV Minuto, foi lançada em 2015 quando a Coordenação firmou parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

A ação foi retomada após o registro de agressão ocorrida contra um imigrante negro dentro do Metrô. Para isso, a Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena reuniu-se no final de outubro com o coordenador do Departamento de Segurança operacional do Sistema Metroviário, Ricardo Mattos Vieira; o chefe do Departamento, Raphael Ferreira Fernandez; a assessora técnica Eliana Pimentel Colturato; a analista de Desenvolvimento e Gestão Dilce Carvalho de Andrade Analista de Desenvolvimento; e os técnicos Antonio Carlos Nunes, Marcos Leodoro Borges e Mauro Aparecido Assunção. 

“O Metrô é um dos principais meio de transporte da população da capital e essa campanha ajudará na sensibilização dos usuários sobre discriminação e preconceito”, afirma a coordenadora da CPPNI, Vânia Soares. Ela acrescenta que retomar essa ação no mês da Consciência Negra ainda traz um simbolismo especial.

Outras iniciativas também serão realizadas nas estações do Metrô, entre elas, exposição de cultura afro, distribuição de folders, e afixação de cartazes sobre a Lei Estadual 14.187/2010.

Assista à vinheta exibida nos trens do Metrô.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

05/11/2018