- Governo de São Paulo, por meio do Imesc, realiza pela primeira vez perícias dentro de presídio em São Paulo

O atendimento inédito será realizado por uma equipe especializada de peritos psiquiatras do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, dentro do CDP de Pinheiros 3 e 4, na próxima segunda-feira, 19, no período da manhã, em 52 detentos do Estado. As perícias servirão para analisar os traços da personalidade do indivíduo, buscando avaliar o grau de periculosidade do condenado, incidente de insanidade mental e de dependência toxicológica.

Para o secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Fernando José da Costa, a ação, experimental, visa trazer mais segurança e economia ao Estado. “Com este convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária a gente pretende minimizar os custos, visto que não haverá necessidade de despesa com escolta até a sede do Imesc e trazer mais celeridade processual, além de maior segurança, com a prevenção de eventual fuga”, informa.

“A parceria com o Imesc otimiza recursos para o Tesouro Estadual e agiliza  a tramitação de processos de execução criminal, pois um grande número de custodiados passará por perícia de maneira individualizada num só local, com segurança e celeridade”, ressalta o Coronel Nivaldo Cesar Restivo, Secretário da Administração Penitenciária.

O Imesc, em sua sede, agenda cerca de 200 perícias com réus presos por mês, de todo o Estado de São Paulo. Com a ampliação deste serviço piloto também para dentro do presídios, poderá aumentar em 30% sua capacidade.