- Imesc atende 30 pessoas no primeiro mutirão Encontre Seu Pai Aqui de 2023

A primeira ação em 2023 do Programa Encontre Seu Pai Aqui, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), aconteceu na última sexta-feira (20), na sede do Imesc e foram atendidas 30 pessoas que necessitam passar pelo processo de inclusão da paternidade no documento para serem reconhecidas legalmente pelos pais.

“O objetivo desta ação entre o Imesc e o MPSP é desburocratizar e facilitar o processo de inclusão dessas crianças”, comentou o secretário da Justiça e Cidadania Fábio Prieto.

Os atendimentos são oferecidos na área interna do Instituto, no prédio sede, onde já ocorre a coleta de material biológico para os exames de DNA.

Os atendimentos no mutirão são por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento prévio.

“Este foi o nosso primeiro trabalho e vamos dar continuidade ao longo do ano com um mutirão por mês”, ressaltou o superintendente do Imesc, Dr. Ismar Marcilio de Freitas Júnior.

Acompanharam esta primeira ação o promotor de Justiça Mário Luiz Sarrubbo, além dos procuradores gerais de justiça do Ministério Público, Dra. Maria Cecilia Alfieri Nacle e Dr. Wallace Paiva Martins Júnior e a chefe de gabinete do Instituto, Dra. Juliana Lugani.

A triagem e a coleta de sangue para o teste de DNA são realizadas por uma equipe de peritos do Imesc, numa sala reservada dentro do próprio órgão, para garantir a privacidade dos envolvidos.

Vale lembrar que não é preciso nenhum preparo especial para a coleta.

Para participar da ação é necessário que todos os envolvidos – filho(a), mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e compareçam juntos na coleta. Também deverão apresentar documento original com foto e certidão de nascimento, no caso de crianças e adolescentes.

No ano passado, foram realizados 545 exames no total, em quatro mutirões. De setembro a dezembro, 100 famílias compareceram e tiveram a coleta de material biológico de forma gratuita.

O próximo mutirão está agendado para o dia 15 de fevereiro de 2023, na sede do Imesc, das 7h às 14h.