Imesc atende mais de 400 pessoas em mutirões de Medicina Legal em Sorocaba
Nos dias 26 e 27 de setembro, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) realizou mais um mutirão de Medicina Legal, desta vez na cidade de Sorocaba. O evento contou com o atendimento de 404 pessoas, de um total de 560 agendadas, alcançando um comparecimento de 78% — um recorde em comparação com os índices anteriores, que variam entre 50% e 60%. Esse resultado reflete o impacto dos mutirões na oferta de justiça gratuita, acelerando processos que dependem de perícias médicas.
O superintendente do Imesc, Dr. Edilson José da Costa, esteve presente no local e acompanhou de perto os trabalhos realizados pela equipe. “Estamos percorrendo todo o estado de São Paulo com esses mutirões, e o impacto é imediato: processos que estavam parados voltam a andar, trazendo dignidade, alívio e conforto para as pessoas que aguardavam seus resultados nas varas judiciais”, destacou.
As perícias foram conduzidas por médicos especialistas, em salas reservadas no Fórum de Sorocaba. Para aqueles com dificuldades de locomoção, o atendimento foi adaptado ao formato “drive thru”, com ambulâncias e veículos especialmente preparados, estacionados em pontos estratégicos.
O objetivo dos mutirões é acelerar a tramitação de processos e a produção de provas periciais, especialmente em casos pendentes, garantindo dignidade, celeridade processual e acesso à justiça. O esforço visa concluir um grande número de processos, permitindo que aqueles que dependem de perícias médicas tenham seus casos resolvidos mais rapidamente.
O Imesc, que é vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou essa força-tarefa coordenada com o Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto, sob determinação e incentivo do Governador Tarcísio de Freitas, e em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo.
Nos mutirões, foram atendidos casos de Interdição, Obrigação de Fazer, Securitária, DPVAT, Previdenciária Acidentária, Indenizatória, Insanidade Mental, Internação Compulsória, Readaptação e Incidente de Dependência Toxicológica. Apenas as pessoas previamente intimadas pelo Judiciário serão periciadas.