- Imesc atenderá pessoas com deficiência em Heliópolis nesta segunda-feira (22)

O laudo emitido pelo Imesc atesta o grau de deficiência com avaliação clínica e funcional para ingressar no mercado de trabalho. Mais de 664 laudos já foram expedidos até outubro de 2021.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, vai atender pessoas com deficiência e as perícias vão confirmar se o pretendente tem condições clínica e funcional para ingressar no mercado de trabalho, pelo Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI).

A ação acontece no dia 22 de novembro, em Heliópolis, no CEU Heliópolis Profa. Arlete Persoli, Estradas das Lágrimas, 2385 – São João Clímaco, São Paulo. Os atendimentos acontecerão das 9h às 13h.

“Todo este trabalho é voltado pensando no acesso e permanência das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, disse o secretário da Justiça e da Cidadania e Superintendente do Imesc, dr. Fernando José da Costa.

O atendimento é para perícias nas modalidades de clínica geral, neurologia, ortopedia e traumatologia. Os indicados também serão submetidos às perícias de psiquiatria e oftalmologia na sede do Imesc, além de especialidades de abrangência não médica como assistência social, psicologia e fonoaudiologia.

Todo o processo pericial do Imesc segue a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e também a Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas relacionados à Saúde (CID), ambas da Organização Mundial de Saúde (OMS), exigidas pelo programa Meu Emprego Inclusivo do Estado.

O laudo médico é produzido às pessoas com deficiência que se inscrevem e são atendidas pelos PEIs, programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência que tem o objetivo de ampliar o olhar das empresas no âmbito de inclusão e integração da pessoa com deficiência.

A ação tem como foco a produção de 300 laudos por mês, que serão utilizados tanto nos mapeamentos das habilidades e perfis profissionais quanto na metodologia do emprego apoiado, gerando oportunidades e qualificação ao segmento.

O Programa Meu Emprego Inclusivo é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com quem o Imesc mantém convênio. De junho até outubro de 2021 já foram expedidos 664 laudos. A iniciativa faz parte do programa estadual Meu Emprego Inclusivo e também conta a participação do Centro Paula Souza e Sebrae SP. Mais informações:  www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ .