- Imesc completa 52 anos de existência em 2022

Criado em 30 de abril de 1970, o IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo é considerado o maior centro de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético (DNA) da América Latina. A autarquia é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e comemora seus 52 anos, prestando um trabalho de excelência à sociedade.

Há mais de 50 décadas, e com mais de 700 mil laudos expedidos, entre Medicina Legal e DNA, o Imesc está presente na vida de milhares de cidadãos que dependem exclusivamente da justiça gratuita; e com renomada atuação no campo científico, quer seja pela contribuição na formação acadêmica de residentes em Medicina Legal e Psiquiatria Forense e capacitação contínua de seus peritos, quer pela difusão de conhecimentos.

O Instituto foi finalista do 10º Prêmio Mario Covas, recebeu, por dois anos consecutivos (2019 – 2020), o selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, um programa da Prefeitura de São Paulo, e chegou até a segunda fase do 17º Prêmio Innovare com o Projeto de Investigação de Vínculo Familiar.

Em 2000, houve uma remodelação tecnológica com a introdução da análise de locos polimórficos do DNA. No ano de 2005, foi implantada nova técnica para a coleta e a extração de DNA, por meio de cartões especiais, o que proporcionou maior celeridade, eficiência e segurança na realização dos exames. Em 2014, o Instituto passou a realizar, também, perícias de investigação de vínculo genético pela análise de amostras biológicas exumadas.

Com essas medidas, o Imesc acompanhou sempre todos os avanços da área, dispondo de tecnologia, infraestrutura e expertise para ser considerado um dos principais centros de investigação de vínculo genético do mundo.

O Imesc realiza, ainda, perícias na área de Medicina Legal e Psiquiatria Forense, tais como: perícias necessárias para o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o Seguro DPVAT, que desde 1974 indeniza vítimas de acidentes de trânsito por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares; perícias psiquiátricas em réus presos e soltos, cujos laudos auxiliam os juízes das varas criminais na decisão dos pedidos de insanidade mental e dependência psicológica; perícias para averiguação da regularidade da assistência médica prestada, INSS Acidentário, Indenizatória em Geral, Obrigação de Fazer (pedido de tratamento médico e medicamento).

O Imesc, desde junho de 2021, realiza laudos caracterizados para pessoas com deficiência que buscam uma vaga no mercado de trabalho. Fazem parte desta iniciativa seis secretarias: Desenvolvimento Econômico, Direitos da Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Justiça. O programa também conta com a participação do CPS, Sebrae e Hospital das Clínicas.

O Instituto atende, além da sede, na Barra Funda (na zona oeste da capital paulista), no interior e no litoral do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, nos polos descentralizados com perícias médicas e coleta de material biológico para as perícias de investigação de vínculo genético.