- Imesc e SDE assinam convênio de perícias para pessoas com deficiência que procuram emprego

O convênio assinado na segunda-feira, 3, entre o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico prevê a realização de perícias que irão confirmar se o pretendente tem condições clínica e funcional para ingressar no mercado de trabalho. 

O acordo terá a duração de 14 meses e as perícias serão nas modalidades de clínico geral, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia. Os indicados também serão submetidos as perícias de psiquiatria, além de especialidades de abrangência não médica como assistência social, psicologia e fonoaudiologia.

“Este é um importante convênio de 14 meses que poderá ser prorrogado. Ele surge para auxiliar o ingresso das pessoas com deficiência no mercado de trabalho com a realização de perícias. Um programa que será executado com uma equipe muito eficiente, formada por profissionais do Imesc e Secretaria do Desenvolvimento Econômico”, ressaltou Fernando José da Costa, secretário da Justiça e Cidadania e superintendente do Imesc.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva, o “programa é uma realização de um sonho. Um trabalho que vai estimular o ingresso de pessoas deficientes em grandes empresas. Hoje, demos um grande passo para resgatar a autonomia deste grupo. Só tenho a agradecer esta parceria”, destacou a secretária durante a live.

O convênio prevê a realização de 300 laudos médicos periciais de capacidade profissional nas pessoas com deficiência que irão concorrer às vagas de empregos.

“Quando vejo um convênio desses, partindo do Governo, que auxiliará milhares de pessoas deficientes, é a certeza que estamos caminhando para o sucesso. A justiça a gente se conquista de uma única forma, criando oportunidade igual para todos. Este programa trará autonomia, que é imprescindível para este grupo”, disse Célia Leão, Secretária de Estado dos Direitos de Pessoa com Deficiência.

As perícias serão realizadas pelo Imesc quando requisitadas pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), subordinados a Coordenadoria de Operações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a quem caberá acompanhar e controlar o número de perícias realizadas e por meio do Programa Meu Emprego Inclusivo, do Estado de São Paulo.