- Imesc inaugura mais um posto de coleta na cidade de Louveira

A partir desta quinta-feira, 26, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) ganha mais um posto de atendimento para coleta de material biológico para perícia de DNA, na cidade de Louveira. Este será o 6º posto de coleta do Imesc em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Com esta ação, o Instituto amplia seu campo de atuação e facilita a vida de muitos periciandos daquela região que não vão precisar se deslocar até a Capital para tal procedimento. O Posto funcionará na UBS Dra. Lucilene Mosca Melin, ao lado do Cejusc de Louveira.

“Estamos ampliando nosso campo de atuação graças a esta parceria que mantemos com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Todo nosso trabalho de coleta de material biológico tem uma atenção redobrada com a higiene neste período de pandemia, o que garante a exatidão dos nossos resultados”, ressalta o superintender do Imesc, Dr. Paulo Falcão.

O que é o Imesc?
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e sua origem remonta ao ano de 1970, quando começou a existir legalmente.

Tem como missão realizar perícias de Medicina Legal (clínicas e psiquiátricas) e de Investigação de Vínculo Genético (exame de DNA) para autoridades competentes do Estado de São Paulo, produzindo e difundindo conhecimento na sua área de atuação.

É considerado o maior centro de perícias de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético da América Latina e pioneiro, no Brasil, na utilização dos recursos da telemática para a prática preventiva do uso indevido de drogas por meio do serviço INFOdrogas (implantado em 1994).

O desenvolvimento e o crescimento de atividades na área pericial têm acumulado, ao longo da trajetória do IMESC, uma massa quantitativa e qualitativamente importante de informações (mais de 850 mil prontuários periciais), tornando-o um espaço privilegiado no campo da produção científica.

O que são os Cejuscs?
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário que atuam na busca de acordos em demandas pré-processuais (que ainda não têm ação judicial em andamento) e/ou processuais, por meio da mediação e conciliação. Atendem causas cíveis (acidentes de trânsito, relações de consumo, cobranças, dívidas bancárias, conflitos de vizinhança etc.) e da área de família (divórcio, pedido de pensão alimentícia, guarda de filhos, regulamentação de visitas etc.). Quando há acordo, ele é homologado pelo juiz e tem a eficácia de título executivo judicial.