- Imesc inicia teste de vínculo genético em presidiários do CDP de Pinheiros

Mais uma ação está sendo trabalhada dentro do CPD de Pinheiros III e IV, pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania. O teste de vínculo genético, também conhecido como teste de DNA, agora é mais um serviço prestado aos réus condenados.

A parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária trabalha com a demanda do Judiciário, que solicita os exames periciais em réus presos ao Imesc. O projeto está sendo estudado para implantação em outros presídios do Estado de São Paulo.

O objetivo é evitar as saídas dos presidiários, visando maior segurança e economia para o Estado. O procedimento também serve para dar mais celeridade aos processos judiciais, além de preservar a dignidade dos detentos. O custodiado não precisa mais ser escoltado até a sede do Instituto.

O secretário de Justiça e superintendente do Imesc, Fernando José da Costa, ressalta que o trabalho dentro do presídio já vem sendo realizado com perícias de Medicina Legal, porém, o teste de DNA é uma ação a mais.

“O teste de DNA é desenvolvido por uma equipe de profissionais do Núcleo de Coleta e Controle de Qualidade (NCCQ), atendendo esses réus que passam na coleta de sangue para exames de DNA.”, destaca Fernando José da Costa, secretário de Justiça e superintendente do Imesc.

O Imesc, por meio do seu Núcleo de Coleta e Controle de Qualidade (NCCQ), também desenvolve treinamentos com os funcionários da área médica da SAP para coletarem o material biológico nos réus presos e enviarem ao Instituto para os exames de investigação de vínculo genético.

De 19 de Abril a 26 de Maio, o Imesc já atendeu entre Medicina Legal e DNA, 88 presidiários.