- Imesc participou da oitava edição do Retoma SP com mais 25 laudos emitidos para pessoas com deficiência

A oitava edição do Retoma SP aconteceu em Santos, na última sexta-feira (5/11), e o Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, participou realizando perícias e emitindo laudos que atesta o grau de deficiência dos periciados, com avaliação clínica e funcional para ingressar no mercado de trabalho, por meio do programa estadual Meu Emprego Inclusivo (PEI).

“Foi mais um dia produtivo dentro deste grande programa do governo que está abrindo portas para essas pessoas especiais”, relatou a assistente social do Imesc, Vera Lucia Sant’Anna Martins.

Ao todo foram atendidas 25 pessoas. Até o momento, só nos atendimentos dentro dos eventos do Retoma SP, o Imesc já liberou mais de 300 laudos.

O Programa é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com quem o Imesc mantém convênio firmado desde junho de 2021, por meio do Programa Meu Emprego Inclusivo. O convênio entre o Imesc e a SDE é para perícias nas modalidades de clínica geral, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia. Os indicados também serão submetidos às perícias de psiquiatria, além de especialidades de abrangência não médica como assistência social, psicologia e fonoaudiologia.

Próximas edições em que o Imesc estará presente no Retoma SP
17/09 – Campinas (já ocorreu)
08/10 – São José dos Campos (já ocorreu)
05/11 – Baixada Santista (já ocorreu)
12/11 – Sorocaba
26/11 – Vale do Ribeira
03/12 – Ribeirão Preto
(em revisão de data) – São Paulo

Todo o processo pericial do Imesc segue a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e também a Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas relacionados à Saúde (CID), ambas da Organização Mundial de Saúde (OMS), exigidas pelo programa Meu Emprego Inclusivo do Estado.