- Imesc realiza o terceiro Encontre o Seu Pai Aqui, nesta sexta-feira

O terceiro mutirão “Encontre Seu Pai Aqui” de 2023 já tem data definida! Será dia 31 de Março, na sede do Imesc, das 7h às 14h.

O objetivo desta ação que conta com a parceria do Ministério Público de São Paulo é desburocratizar e facilitar o processo de inclusão da paternidade no documento de pessoas que ainda não foram reconhecidas legalmente. O exame é totalmente gratuito, sem agendamento prévio, e as famílias serão atendidas por ordem de chegada.

Quem pode participar?

Para dar entrada ao processo de identificação de paternidade é necessário seguir alguns requisitos:

Comparecer munido de documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (válida apenas para menores de 18 anos);

Presença simultânea do requerente, da mãe e do suposto pai, ou de todos os envolvidos;

Na hipótese de qualquer uma das partes ser absolutamente incapaz, deverá estar representada ou assistida na forma da lei, apresentando documento comprobatório de sua condição.

E se o suposto pai for falecido?

Comparecer junto com a mãe e parentes de primeiro grau do falecido, tais como: pais (preferencialmente), irmãos (por parte de pai e mãe) e filhos (com suas respectivas genitoras) para coleta de sangue.

E depois do exame de DNA?

Os envolvidos serão chamados na Promotoria de Justiça para receberem o resultado e serão encaminhados ao Cartório de Registro Civil.