- Imesc realizará mutirão gratuito de DNA em Santos

Atendimento já foi pré-agendado: serão ofertadas 200 coletas para exames de paternidade na sexta-feira (3) e na segunda-feira (6)

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, realiza nos próximos dias 3 e 6 de março, a partir das 9h30, mutirão gratuito para 200 coletas de material para investigação de paternidade – exame de DNA, o que equivale a quase 600 pessoas que serão periciadas, porque sempre serão coletados sangue de vários membros de uma única família. O atendimento, que já foi pré-agendado, acontecerá no Fórum de Santos, localizado na Rua Marrey Júnior, s/n, região central de Santos.

No dia 3 de março, as coletas acontecerão a partir das 9h30 até às 12h30, depois retorna das 13h30 às 17h. No dia 6, o atendimento começa às 9h30. Coleta de material para o exame será para atender a demanda de perícias reprimidas na região.

O mutirão servirá para contribuir para a prestação jurisdicional mais célere, cumprindo o requisito da perícia para que os processos tramitem e fiquem mais próximos da esperada decisão judicial que promete dizer o direito de cada parte envolvida no processo.

“Este mutirão é um trabalho de suma importância para essas pessoas. Este trabalho do Imesc contribui muito para a elucidação dos fatos extrajudicialmente e diminui o sofrimento de muitos pais e das crianças principalmente”, comentou o superintendente do Imesc, Dr. Ismar Marcílio de Freitas Jr.

Uma vez um filho sendo reconhecido, seus direitos ampliam, inclusive o direito à herança e ao pagamento de pensão alimentícia. Ter o nome familiar, o resgate a dignidade, a honra, a integridade psíquica e emocional são outros exemplos que advêm da identificação da paternidade. O pai também ganha o direito relativo à paternidade, como, por exemplo, visita.

Atendimentos
O Imesc, de 2003 até a presente data, já agendou 318.577 perícias de investigação de vínculo genético (exame de DNA) e realizou 145.129 em todo o Estado de São Paulo. Só na cidade de Santos, neste mesmo período, foram agendadas 3.125 perícias e realizadas 1.413. A diferença entre perícias agendadas e realizadas decorre do não comparecimento de uma das partes ou de todo o grupo, inviabilizando a perícia.

Treinamentos
O Imesc conta com profissionais capacitados para treinar equipes para coleta de DNA. O procedimento é realizado pelo Núcleo de Coleta e Controle de Qualidade – NCCQ do Instituto. Os profissionais já capacitaram centenas de pessoas das áreas de saúde pública das cidades de Américo Brasiliense, Araçatuba, Bauru, Campinas, Cejusc de Catanduva, Cejusc de Dracena, Cejusc de Louveira, Cejusc de Ribeirão Preto, Cejusc de Taquarituba, Cejusc de Votuporanga, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.