- Ismar Marcilio de Freitas Júnior é o novo superintendente do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia

Da esquerda para a direita: Dr. Luiz Felipe Rigonatti (Diretor do Núcleo de Perícias Psiquiátricas do Imesc), Dra. Juliana Lugani (Chefe de Gabinete do Imesc), Dr. Ismar Marcilio de Freitas (Superintendente do Imesc), Dr. Fábio Prieto (Secretário da Justiça), Dr. Raul Cristiano (Secretário Adjunto da Justiça) e Charles Roberto (Assessor de Comunicação do Imesc) / Foto Divulgação Justiça

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, deu posse hoje, segunda-feira (09/01), às 14 horas, na sede da pasta, Pátio do Colégio, 148, ao novo superintendente do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia, o advogado Ismar Marcilio de Freitas Júnior. Estava presente na cerimônia, o secretário-executivo da Secretaria da Justiça e Cidadania, Raul Christiano.

Ao longo de sua carreira, Freitas Júnior atuou em diversos escritórios de advocacia. Foi assessor da Diretoria da Carteira de Assistência da OAB/SP. Desde 2012 é membro da Associação Paulista do Ministério Público do Estado de São Paulo.

No setor público, foi assessor de gabinete da Secretaria dos Negócios de Administração do Estado de São Paulo e assessor de gabinete do Prefeito de São Paulo na Secretaria de Negócios Extraordinários. Também atuou como advogado na Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo (PRODAM).

Para Marcílio de Freitas Júnior, o IMESC desenvolve um trabalho social de extrema relevância. “Estar à frente do maior centro de realização de perícias nas áreas de medicina legal e de investigação de vínculo genético da América Latina é uma valiosa oportunidade. Por meio da reconhecida excelência do órgão é possível atender, acolher e permitir o acesso gratuito à justiça de milhares de pessoas, sobretudo dos mais vulneráveis”.

Sobre o IMESC
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo e sua origem remonta ao ano de 1970, quando começou a existir. É considerado o maior centro de perícias de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético da América Latina.

Tem como missão realizar perícias de Medicina Legal (clínicas e psiquiátricas) e de Intervenção de Vínculo Genético (exame de DNA) para autoridades competentes do Estado de São Paulo, produzindo e difundindo conhecimento na sua área de atuação.

O desenvolvimento e o crescimento de atividades na área pericial acumularam durante todos esses anos uma massa quantitativa e qualitativamente importante de informações que já ultrapassaram mais de 850 mil prontuários periciais de acervo físico que já foram transferidos para a guarda externa. O próximo passo será a digitalização, a qual visa segurança da informação o que facilitará a pesquisa de cunho científico nos próximos anos.