Palestras sobre Novembro Azul: “Cuidando da Saúde Masculina” alerta servidores sobre prevenção e conscientização

Especialista apresenta dados preocupantes e dicas de prevenção ao câncer e ao suicídio

Dando continuidade ao ciclo de palestras sobre saúde e bem-estar, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) promoveu, na manhã de quarta-feira (27/11), mais um encontro voltado aos seus servidores. O tema foi “Cuidando da Saúde Masculina”, apresentado pelo médico oncologista e Diretor de Ciências Médicas da Universidade Nove de Julho (Uninove), Dr. Cristiano Gomes.

Durante a palestra o Dr. Gomes destacou a importância da prevenção e trouxe dados alarmantes. Segundo ele, cerca de 36% dos homens acima de 45 anos são diagnosticados com câncer de próstata.

Em 2020, um levantamento do Instituto do Câncer apontou que foram registrados aproximadamente 65 mil casos de câncer de próstata no Brasil, 20 mil de cólon e reto e 17 mil de traqueia, brônquios e pulmões.

O especialista também abordou o grave impacto do suicídio entre homens: entre 2011 e 2016, 79% das pessoas que tiraram a própria vida eram do sexo masculino, enquanto as mulheres representaram 21%.

“Precisamos quebrar o estigma sobre o cuidado com a saúde masculina. Fazer exames periódicos é essencial, e observar sinais de depressão nas pessoas próximas pode salvar vidas”, enfatizou Dr. Cristiano Gomes.

O evento, organizado pelo Centro de Estudos do IMESC, reuniu cerca de 100 participantes. A abertura foi realizada pelo superintendente do Instituto, Dr. Edilson José da Costa, que ressaltou a relevância do tema para a conscientização e promoção da saúde.