- Paulo Roberto Falcão Ribeiro é o novo superintendente do Imesc

O novo superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo é o delegado da Polícia Federal (PF), Paulo Falcão, nomeado para o cargo em 26 de junho de 2020.

Falcão é formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro - UGF, e especialista em Gestão de Políticas de Segurança Pública com MBA pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

É formado também no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra - ESG, tendo cursado também o MBA de analista de Política, Estratégia e Gestão Pública pela UFRJ-ESG.

Possui ainda diversos cursos na FGV-RJ, tais como administração de materiais e auditoria e, no Sebrae, de Chefia e Liderança.

Foi advogado de 1980 a 1995 e de 2017 a 2018, e diretor jurídico, administrativo e financeiro de empresa de medicina de grupo.

Na PF foi Corregedor Regional e Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, destacando-se na apuração de crimes financeiros, lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas, corrupção, contrabando e tráfico de drogas.

Chefiou, também, diversas delegacias voltadas para o atendimento ao cidadão nacional e estrangeiro.

Durante sua carreira na PF, palestrou em simpósios e congressos internacionais, foi professor da Academia Nacional de Polícia e liderou missões especiais nas cidades de Washington, Nova Iorque e Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Foi conselheiro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF e representante da Polícia Federal na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA, no Grupo de Ação Financeira - GAFI e no Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo - GAFISUD.

Aposentado na classe especial da PF em 2016, após 21 anos de carreira na instituição, Falcão estava à frente da presidência do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo - Detran-SP desde janeiro de 2019, antes de assumir o novo desafio de comandar o Imesc.

Compartilhe esta notícia: