- Secretário de Justiça do Estado visita as instalações do Imesc de Santos

O secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa, esteve na cidade de Santos, na última quinta-feira (25), na Descentralizada do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), onde ocorreu o atendimento das últimas perícias que zeraram a fila de ações de interdição judicial, referente ao ano de 2020, provenientes da Baixada Santista e Vale do Ribeira, que ficaram paralisadas devido à pandemia.

Acompanhado do Juiz diretor do Foro de Santos, Dr. Paulo Sérgio Mangerona, do presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson dos Santos Júnior, da coordenadora da descentralizada de Santos, Adriane Monteiro Lopes Victal, da chefe de gabinete do Imesc, Luciana Lugani, da presidente da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), Vanessa Mateus e demais autoridades presentes, o secretário conheceu as dependências da unidade e acompanhou de perto o atendimento a um periciando.

“Quando nos deparamos com um espaço como este, bem localizado, organizado e com profissionais competentes realizando um trabalho de excelência, temos a certeza da importância do trabalho que o Imesc presta a uma parcela da sociedade, principalmente aquela que depende da justiça gratuita”, ressaltou o secretário às autoridades presentes.

Desde março de 2020, início da quarentena, até setembro, data em que a unidade retornou a atender, a descentralizada de Santos recebeu, em seis meses, 528 solicitações de perícias. Deste total, no mesmo ano, foram realizadas 483 perícias. E, as última 45 perícias de interdição judicial de 2020 foram finalizadas num esforço conjunto entre o Imesc e o Poder Judiciário. Com essa medida, o Instituto colocou em dia as últimas perícias indicadas pela 7ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), que abrange 18 Circunscrições Judiciárias.

Após a visita na descentralizada, anexa ao Fórum Central de Santos, o secretário se dirigiu ao Jornal A Tribuna onde teve uma conversa com a chefe de redação, Arminda Augusto, e com a equipe de reportagem.

A unidade do Imesc em Santos atende os periciandos da Baixada Santista e Vale do Ribeira desde novembro de 2012. Da sua fundação até 2020, já foram realizadas 3.438 perícias.

O Imesc atende a todos os cidadãos, em especial aqueles beneficiados pela assistência judiciária gratuita, e os exames são realizados sem custo para a parte mediante requisição do Poder Judiciário ou de outra autoridade competente do Estado de São Paulo, a fim de esclarecer as dúvidas em relação ao que se discute em um determinado processo.

Desde sua fundação, 1970 até 2020, já foram realizadas 667.143 perícias. Só no ano de 2020, o atendimento fechou em 29.399 perícias atendidas. Em 2021, até 19 de fevereiro, o Imesc já atendeu 3.260.