CIC - CIC Sul promoverá “Jornada da Cidadania” no sábado

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) – unidade Sul, em parceria com a Escola Estadual Dr. Honório Monteiro, promove no próximo sábado (01/12) o projeto intitulado “Jornada da Cidadania”. O evento acontecerá das 10h às 15h30, na própria escola, localizada na Travessa Magondi, 80, Chácara Sonho Azul, zona sul da capital.

A ação tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.

Durante a “Jornada” serão oferecidos serviços de emissão de documentos como 2ª via certidão de nascimento, de casamento e de óbito, 2ª via de CPF e atestado de antecedentes criminais.  Para emissão de 1ª via de IRGD (RG para menores de 18 anos), os pais deverão levar certidão de nascimento (original e cópia) da criança ou adolescente e uma foto 3×4.

O Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) emitirá 1ª e 2ª vias de carteira profissional. Os interessados em orientações sobre o MEI (Micro Empreendedor Individual) deverão apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, declaração de IRPF e comprovante de endereço.

Outros órgãos como CDHU e Sabesp também estarão presentes para emitir segunda via de contas e orientar os presentes sobre débitos.

Na ocasião, a população terá acesso também à orientação jurídica por meio da Defensoria Pública e atendimento ao consumidor por meio do Procon e do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM). Haverá ainda orientação sobre violência doméstica e controle da dengue.

Na “Jornada” será feito recrutamento de vendedores pela empresa Danone.

Na área da saúde, os participantes receberão orientações sobre dependência química e nutrição, além de aferição de pressão arterial, exame de vista e teste de glicemia.

Os adultos terão, ainda, corte de cabelo e escovação, limpeza de pele, esmaltação de unhas, design de sobrancelhas e maquiagem.

Para as crianças estão programadas oficinas de educação para o trânsito, pintura de rosto, contação de estórias, piscina de bolinha, pula-pula, pipoca e algodão doce.

 

O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 
Serviço:

Jornada da Cidadania

Quando: 01/12/2018

Local: Escola Estadual Dr. Honório Monteiro

Horário: 10h às 15h30

Endereço: Travessa Magondi, 80- Chácara Sonho Azul, zona sul.

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612