Imesc apoia o Setembro Amarelo 2024: “Se precisar, peça ajuda!”

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e da Cidadania do Estado de São Paulo se une à campanha nacional Setembro Amarelo, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 2024, o lema da campanha é: “Se precisar, peça ajuda!”.

A campanha, realizada anualmente, ganha destaque no dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No entanto, sua relevância se estende durante todo o ano, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo, buscando derrubar barreiras que ainda cercam a discussão sobre o tema e incentivar o diálogo aberto sobre o assunto.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019 revelam um cenário alarmante: mais de 700 mil suicídios são registrados globalmente a cada ano. Contudo, quando se considera a subnotificação desses casos, estima-se que esse número ultrapasse 1 milhão. No Brasil, aproximadamente 14 mil suicídios são registrados anualmente, uma média de 38 vidas perdidas por dia.

Frente a esses números, o Imesc reforça a mensagem central da campanha: “Se precisar, peça ajuda!”. A busca por apoio é essencial para a prevenção, lembrando que pedir ajuda é um ato de coragem. Juntos, podemos combater o estigma, salvar vidas e construir uma sociedade mais atenta à saúde mental de todos.