Imesc realiza mutirão de perícias em Presidente Prudente
Força-tarefa no Fórum da 5ª Região Administrativa Judiciária-RAJ- encerra o calendário de mutirões de 2024 com 558 casos atendidos
Nos dias 21 e 22 de novembro o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, realizou um mutirão de perícias no Fórum da 5ª RAJ, em Presidente Prudente. A iniciativa, que marcou o último mutirão do ano, atendeu 558 casos, alcançando maioria absoluta das perícias agendadas.
Os atendimentos abrangeram beneficiários da justiça gratuita e réus, incluindo presos e soltos. Durante os dois dias, de trabalho intenso, uma equipe composta por nove peritos conduziu diversas análises, atendendo demandas como perícias securitárias, previdenciárias, psiquiátricas e obrigações de fazer, dentre outras.
No primeiro dia, quinta-feira (21), foram realizados 332 atendimentos, sob a supervisão do superintendente do Imesc, Dr. Edilson José da Costa. Ele esteve acompanhado do Dr. José Wagner Parrão Molina, juiz diretor do Fórum de Presidente Prudente, e do Dr. Antônio Roberto Sylla, juiz de direito e diretor da 5ª RAJ, que acompanharam os primeiros atendimentos da força-tarefa.
“Este mutirão é um exemplo do compromisso do Imesc em levar um serviço essencial para mais perto da população, como determinou o Governador Tarcísio de Freitas e sob a orientação do Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo Fábio Prieto. Encerramos o ano de mutirões periciais em 2024 com a satisfação de termos contribuído para o avanço de processos que impactam diretamente a vida das pessoas, demonstrando que a perícia deve ser acessível, eficiente e humana,” destacou o Dr. Edilson José da Costa.
Além dos atendimentos no Fórum, a força-tarefa incluiu um sistema drive-thru para casos em que os pacientes não puderam se deslocar até o local. Perícias foram realizadas em ambulâncias e veículos estacionados em áreas reservadas.
Na sexta-feira (22), o mutirão realizou 226 atendimentos, incluindo análises em processos cíveis e criminais, com foco em réus presos e soltos.
Priscila Martins, influenciadora digital e mãe de Mabel, uma criança PCD, destacou a importância do mutirão: “quando recebi a convocação para realizar a perícia da minha filha, senti que finalmente poderíamos dar continuidade ao processo dela. Foi um alívio poder fazer isso aqui, perto de casa, sem a necessidade de enfrentar uma longa viagem até São Paulo. O mutirão vai destravar um processo que esperamos há mais de dois anos,” afirmou.
Perspectivas para 2025
Encerrando o ciclo de mutirões de 2024 o Imesc já está planejando sua agenda para o primeiro semestre de 2025, com a meta de continuar levando serviços de perícia a diversas regiões do Estado de São Paulo, ampliando o acesso ao cidadão e a celeridade processual necessária à justiça. Neste fim de ano o Imesc vem se dedicando ao estudo de soluções eficientes, eficazes e efetivas, como o uso de ferramentas de tecnologia e ampliação da oportunidade de atendimento ao serviço público prestado pelo órgão estadual vinculado à pasta da Secretaria de Justiça e Cidadania.