Imesc continua com os atendimentos periciais em presídios do Estado
Dando sequência às perícias dentro dos presídios do Estado de São Paulo, na última terça-feira, 1°, o Imesc atendeu uma presa na Penitenciária Feminina do Carandiru. Este foi o primeiro trabalho realizado no presídio feminino, nos mesmos moldes dos atendimentos já realizados no CDP de Pinheiros.
Está é mais uma ação em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária com o objetivo de evitar as saídas dos presidiários, visando maior segurança e economia para o Estado.
O procedimento também serve para dar mais celeridade aos processos judiciais, além de preservar a dignidade dos detentos. O custodiado não precisa mais ser escoltado até a sede do Instituto.
As perícias em psiquiatria realizadas com presidiários servem para analisar os traços da personalidade do indivíduo, buscando avaliar o grau de periculosidade do condenado, incidente de insanidade mental e dependência toxicológica.
O Imesc, por meio do seu Núcleo de Coleta e Controle de Qualidade (NCCQ), também desenvolve treinamentos com os funcionários da área médica da SAP para coletarem o material biológico (DNA) nos réus presos e enviarem ao Instituto para os exames de investigação de vínculo genético.
De Abril até Junho, o Imesc já atendeu 89 presidiários.