Imesc lança o “Dia da Prestação de Conta” para fortalecer a transparência e a gestão de projetos
O superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), Alexandre Pessôa, conduziu oficialmente a primeira reunião para avaliação de desempenho, o “Dia da Prestação de Conta”, um encontro que será mensal que tem como objetivo apresentar dados de produção, projetos em andamento e identificar oportunidades de melhoria nas diversas áreas do órgão, que é vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.
Esta primeira reunião foi realizada na última segunda-feira (7), com foco nos resultados do mês de março de 2025. A iniciativa visa fortalecer a gestão compartilhada e incentivar a transparência, além de valorizar o trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas e administrativas do Instituto.
A abertura foi conduzida pelo superintendente, que destacou a importância do evento como ferramenta estratégica para aprimorar processos, promover a integração entre os setores e estimular a cultura de resultados.
Na sequência, o Diretor do Departamento de Perícias Médicas Legais e de DNA, Dr. Luiz Felipe Rigonatti, apresentou dados relevantes da área. Foram registrados 5.565 agendamentos de perícias médicas no período. E destacou que formam emitidos 21.785 laudos relacionados ao IPVA. No entanto, ele alertou sobre a necessidade de reduzir as faltas, propondo novas dinâmicas para evitar remarcações. Em relação às perícias de DNA, houve mais de 1.000 agendamentos e cerca de 500 comparecimentos.
Também foram destacados os números do Programa de Empregabilidade Inclusiva (168 laudos emitidos) e da nova frente de trabalho do Imesc: a Redução da Jornada. Nesta última, foram realizados 240 agendamentos, com 175 laudos emitidos, atingindo 72,9% de comparecimento.
A Dra. Cintia Tokio, do Centro de Estudos, apresentou propostas para a reestruturação do setor, com ênfase em projetos de políticas públicas, incentivo à pesquisa e capacitação técnica. Um dos destaques foi o lançamento do Núcleo de Formação de Peritos, com a portaria publicada no mesmo dia do evento. A Dra. Cintia também falou sobre a pesquisa da ampliação da Teleperícia e ações voltadas à biblioteca e à Comissão de Pesquisa.
Já a Chefe de Gabinete, Juliana Lugani, abordou os avanços administrativos do Instituto, como a aquisição de novos sistemas — inclusive para gestão de DNA e redução de jornadas para servidores —, a assinatura de convênios com o Estado do Amazonas e a modernização do sistema de IPVA. Destacou ainda a futura mudança para uma nova sede, mantendo o moderno laboratório de DNA, com potencial para certificação internacional, consolidando o Imesc como referência na América Latina.
Juliana também ressaltou os avanços alcançados pela empresa Memora, com o objetivo de otimizar os sistemas internos e reduzir custos, e a implantação do sistema CADA para digitalização e descarte de documentos físicos.
Representando o Departamento de Suprimentos e Patrimônio, o Dr. Thiago Canuto apresentou informações sobre convênios renovados, como o da Defensoria Pública, o processo de doação de mobiliário da antiga sede, a fiscalização de contratos e o edital para credenciamento e cadastramento de médicos peritos. Também mencionou a manutenção do Verocard, vale-alimentação dos servidores, e a prorrogação do contrato com o CIEE.
Os servidores Paulo César Donato Júnior e Danilo Inocêncio Costa encerraram as apresentações com orientações sobre o Plano de Contratações Anual (PCA), fundamental para o planejamento e controle das compras e contratações do órgão. Ambos destacaram a importância do correto preenchimento do plano e se colocaram à disposição para auxiliar os servidores na adequação ao novo sistema.
Ao final do evento, o superintendente Alexandre Pessôa agradeceu o empenho de todos os participantes, incentivando os setores a documentarem e divulgarem suas ações junto à comunicação institucional do Imesc. Ele propôs a realização de uma reunião específica sobre o PCA e outra para o monitoramento das metas 2025, destacando a importância do compromisso coletivo para alcançarmos as metas estabelecidas.
Pessôa também anunciou a mudança da nomenclatura dos mutirões institucionais, que passarão a se chamar “O Imesc Vai Até Você”, tornando a ideia do evento mais atrativa, proativa e dedicada ao atendimento das demandas da população de São Paulo. Finalizou reforçando que sua gestão é pautada pelo diálogo aberto, transparência e incentivo à inovação. “Minha sala está sempre aberta para quem precisar”, concluiu