Imesc realiza mais um mutirão de laudos caracterizados em Ribeirão Preto

Peritos do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizaram um mutirão para pessoas com deficiência que necessitam de laudos caracterizados, na quinta-feira (24), em Ribeirão Preto. Ao todo 38 pessoas foram atendidas.

Os periciados foram selecionados pela equipe do PEI Ribeirão Preto. O mutirão foi uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Imesc e com a Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto.

Os laudos produzidos às pessoas com deficiência que se inscreveram e foram atendidas pelos PEI tem por objetivo ampliar o olhar das empresas no âmbito de inclusão e integração da pessoa com deficiência.

Desde novembro de 2021, o Imesc já produziu 1.148 laudos, até o momento. O documento médico é necessário para pessoas com deficiência que desejam se inscrever no Programa Meu Emprego Inclusivo, do governo estadual.

Todo o processo pericial segue a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e também a Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas relacionados à Saúde (CID), ambas da Organização Mundial de Saúde (OMS), exigidas pelo programa Meu Emprego Inclusivo do Estado.

A iniciativa faz parte do programa estadual Meu Emprego Inclusivo e também conta a participação do Centro Paula Souza e Sebrae SP. Mais informações: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ .