Imesc realiza mutirão em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo no Fórum da Barra Funda
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) promoveu mais um mutirão em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, no Complexo Criminal Ministro Mário Guimarães – Fórum Criminal da Barra Funda. A ação teve como foco a avaliação de casos de insanidade mental, dependência toxicológica e cessação de periculosidade, abrangendo tanto réus presos quanto soltos.
Realizado nos dias 22 e 23 de agosto, o mutirão teve seu primeiro dia marcado pela presença do superintendente do Imesc, Dr. Edilson José da Costa, que acompanhou de perto as atividades e visitou as instalações onde as perícias estavam sendo conduzidas. Durante esse dia, foram atendidos 77 casos, dos 110 programados. No segundo dia, a dra. Juliana Lugani Pinto, Chefe de Gabinete do Instituto, representando o superintendente, recebeu a visita do corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, que esteve no Fórum Criminal da Barra Funda para acompanhar os trabalhos do mutirão.
Nos dois dias de atividades, o Imesc atendeu 175 das 273 pessoas agendadas, todas envolvidas em processos criminais da Capital e região, que aguardavam a realização das perícias. O mutirão foi uma ação conjunta que visou agilizar os processos e garantir uma avaliação técnica precisa, proporcionando maior celeridade e eficiência na resolução dos casos. Esta iniciativa resulta da colaboração entre o Imesc, que é vinculado à Secretaria de Justiça e a Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, com o objetivo de garantir maior eficiência processual.
A visita do corregedor foi acompanhada pelo juiz diretor do Complexo Criminal, Hélio Narvaez; o juiz corregedor do Departamento de Inquéritos Policiais, Antonio Maria Patiño Zorz; e os juízes assessores da Corregedoria Geral da Justiça, Camila de Jesus Mello Gonçalves, Renata Carolina Casimiro Braga Velloso Roos e Ricardo Felício Scaff.
Outros cinco mutirões estão prestes a acontecer neste ano de 2024 nos próximos meses:
Piracicaba – 19 e 20/9
Sorocaba – 26 e 27/9
Campinas – 7 a 11/10
Presidente Prudente – 21 e 22/11
Bauru – a confirmar
Sobre o Imesc:
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo é uma instituição pública dedicada à realização de perícias médicas e de vínculo genético (DNA), entre outras, contribuindo para a justiça de São Paulo.
Sobre a Secretaria de Justiça:
A Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo é responsável por coordenar e executar políticas públicas voltadas à promoção da justiça, cidadania e direitos humanos.