Imesc realiza primeiros mutirões de perícias em Medicina Legal de 2025 em Bauru
Ação atendeu mais de 310 pessoas da 3ª Região Administrativa Judiciária, contribuindo para a redução da demanda reprimida
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, em parceria com o Tribunal de Justiça, promoveu os primeiros mutirões de perícias em Medicina Legal de 2025 nos dias 30 e 31 de janeiro, no Fórum de Bauru. A iniciativa beneficiou a 3ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), que abrange 27 municípios.
Nos dois dias de ação, 316 das 465 pessoas agendadas compareceram e receberam atendimento especializado, alcançando 68% da meta estabelecida. No primeiro dia (30), o novo superintendente do Imesc, Alexandre Silveira Pessôa, esteve presente e acompanhou os trabalhos, que atenderam 210 pessoas que compareceram das 305 agendadas.
“Os mutirões são fundamentais para garantir que a população tenha acesso rápido e eficiente às perícias médicas, reduzindo a demanda reprimida e agilizando a tramitação dos processos judiciais. Nosso objetivo é ampliar ainda mais essas ações em 2025, sempre com um atendimento humanizado e de qualidade”, destacou o superintendente.
No segundo dia (31), o mutirão contou com a presença do juiz diretor do Fórum de Bauru, Davi Márcio Prado Silva, e do juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça, Ricardo Felício Scaf, que acompanharam de perto as atividades dos peritos do Imesc. Nesse dia, 106 das 160 pessoas convocadas compareceram e foram atendidas prontamente.
A equipe de cinco peritos médicos realizou as perícias em salas disponibilizadas no Fórum de Bauru, na Rua Amazonas, 1-41, Bloco I – Parque Paulistano. Para cidadãos com dificuldades de locomoção, foi oferecido atendimento no formato “drive-thru”, em ambulâncias e veículos posicionados estrategicamente.
Os mutirões contemplaram perícias em diversas áreas, incluindo securitárias e indenizatórias (DPVAT), previdenciárias, obrigações de fazer, além de avaliações psiquiátricas criminais, de interdição e de internação compulsória. Apenas pessoas previamente intimadas pelo Judiciário puderam participar dessas ações.
O Imesc realizará mutirões de Medicina Legal no 1º semestre de 2025, ainda em Vale do Ribeira, Guarulhos, Assis ou Marília, e São Paulo. O objetivo é reduzir a demanda por perícias e garantir agilidade nos processos judiciais, com atendimento humanizado e inclusivo.