Imesc realizou mutirão para servidores que necessitam de horário especial de trabalho

O evento, que aconteceu no sábado (29), das 7h às 15h, atendeu servidores estaduais e seus dependentes que precisaram passar pela avaliação biopsicossocial

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania, realizou um Mutirão de Avaliação Biopsicossocial e recebeu 175 servidores na sede do Instituto, de um total de 230 casos agendados.

Segundo a chefe de gabinete do Imesc, Juliana Lugani, “a iniciativa teve o objetivo de atender os servidores estaduais que possuem deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como aqueles que têm cônjuge, companheiro, filhos ou dependentes nessa condição e precisam solicitar horário especial de trabalho”.

A ação está alinhada à Portaria S/IMESC nº 02/2025, que regulamenta os critérios técnicos e operacionais para a realização da avaliação biopsicossocial, requisito necessário para a concessão do benefício, conforme o Decreto nº 69.045/2024.

Para Fabiana Barros, responsável pelo Agendamento de Medicina Legal do Instituto, “o mutirão foi uma oportunidade para agilizar os processos em análise e garantir um atendimento mais célere e eficiente”.

A avaliação foi conduzida por cerca de 10 médicos peritos do Imesc, seguindo os critérios estabelecidos pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Servidores estaduais que não puderam comparecer ao primeiro mutirão e desejam mais informações sobre a realização da perícia podem entrar em contato com os setores de recursos humanos de seus respectivos órgãos.