Mutirões de perícias do Imesc agilizam processos judiciais em Campinas

Entre os dias 7 e 11 de outubro, Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo realizou 256 perícias, destacando a presença de autoridades do Judiciário.

Entre os dias 7 e 11 de outubro, uma equipe do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) conduziu uma série de mutirões diários de perícias em Medicina Legal na cidade de Campinas. O objetivo da ação foi acelerar os processos judiciais que dependem de laudos periciais emitidos pela autarquia, que é vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania.

Nos primeiros três dias de mutirão, os peritos já haviam atendido 126 dos 215 casos inicialmente agendados. Na segunda-feira, 7 de outubro, foram realizadas 41 perícias, e, na terça-feira, 8 de outubro, o trabalho foi acompanhado pelo superintendente do Imesc, Dr. Edilson José da Costa, contando ainda com a presença de diversas autoridades do Judiciário, como o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Francisco Eduardo Loureiro, e o Desembargador Maurício Simões de Almeida Botelho Silva, além de juízes e diretores regionais.

No dia 8 de outubro, as autoridades presentes acompanharam de perto o trabalho da equipe do Imesc, que resultou na realização de 33 perícias. Na ocasião, houve uma discussão técnica sobre o uso de novas tecnologias para aprimorar e acelerar a realização de perícias médicas no futuro. “Estamos constantemente buscando maneiras de otimizar nossos processos para que a justiça possa ser feita com mais rapidez e precisão”, destacou Dr. Edilson José da Costa, superintendente do Imesc.

Nos dias seguintes, o ritmo de trabalho se manteve intenso: na quarta-feira, 9 de outubro, foram concluídos 52 laudos periciais; na quinta-feira, 10 de outubro, 64 pessoas foram atendidas; e, no último dia, sexta-feira, 11 de outubro, foram realizados 57 atendimentos. Ao todo, o Imesc conseguiu atender 256 dos 407 casos inicialmente agendados.

Todo o trabalho pericial do Imesc está alinhado às diretrizes da Secretaria de Justiça e Cidadania, liderada pelo Dr. Fábio Prieto, em estreita colaboração com o Tribunal de Justiça de São Paulo, e sob a gestão do Governador Tarcísio de Freitas.