Novo Superintendente do Imesc prestigia evento em comemoração aos 33 anos da Lei de Cotas

Iniciativa foi das secretarias Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico

Na manhã desta quarta-feira (24/07), Edilson José da Costa, o novo superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), pela primeira vez oficialmente à frente do Imesc, participou do evento “Inclusão na Prática”, que celebrou os 33 anos da Lei de Cotas, e assegura os direitos dos trabalhadores com deficiência no Brasil. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A ação foi realizada pelas secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, que também focou na adesão de empresas ao programa Meu Emprego Inclusivo.

Edison Costa destacou o papel fundamental do Imesc na implementação deste programa. “Desde 2021, o Imesc junto aos seus peritos realiza um trabalho específico de elaboração de laudos caracterizadores, tendo produzido mais de 5 mil laudos”, ressaltou o novo superintendente do Imesc. “O objetivo do trabalho do Imesc é fornecer suporte com seus laudos na promoção e no desenvolvimento profissional, garantindo a inclusão e a permanência das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, finalizou.

Durante a cerimônia, o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, falou sobre a importância do Imesc no programa. “Eu tenho um respeito profundo pelo Imesc, conheço o papel que ele exerce dentro do estado de São Paulo e no sistema de justiça. Eu tenho o Imesc como um dos grandes parceiros para enfrentar os nossos desafios”, observou Marcos da Costa.

Marcos da Costa também pretende firmar uma parceria com o Imesc para capacitar profissionais da saúde em várias cidades do estado por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT). “Com isso, planejo ampliar o atendimento às pessoas com deficiência, garantindo um espaço no mercado de trabalho através dos laudos caracterizadores”, destacou.

Participaram da cerimônia Juliana Cardoso, secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, doutor Felipe Salles, médico do Imesc, criador dos laudos caracterizadores, Juliana Lugani Pinto, Chefe de Gabinete do Imesc, e Camila Tapia, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

O evento também contou com representantes de empresas, entidades e pessoas com deficiências cadastradas nos Polos de Empregabilidade Inclusiva e nos Postos de Atendimento ao Trabalhador, que durante o evento, apresentaram a importância e as vantagens de aderir ao programa.

No decorrer do dia, peritos do Imesc estarão à disposição para auxiliar os interessados no processo de renovação dos laudos, oferecendo orientação e suporte necessários para a continuidade do cumprimento da Lei de Cotas e para assegurar os direitos dos trabalhadores com deficiência.