Pessoa com deficência vai receber avaliação clínica e funcional para tentar ingressar no mercado de trabalho

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, vai atender pessoas com deficiência com perícias para confirmar se o pretendente tem condições clínica e funcional para ingressar no mercado de trabalho, pelo Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI). Para ser atendido é necessário preencher o cadastro aqui!

A primeira ação acontece no dia 28 de outubro, em Paraisópolis, na Praça da Cidadania, localizada na Rua Independência, 445, Vila Andrade. Já o segundo atendimento, será no dia 22 de novembro, em Heliópolis, no CEU Heliópolis Profa. Arlete Persoli, Estr. das Lágrimas, 2385 – São João Climaco, São Paulo.

O atendimento é para perícias nas modalidades de clínica geral, neurologia, ortopedia e traumatologia. Os indicados também serão submetidos às perícias de psiquiatria, além de especialidades de abrangência não médica como assistência social, psicologia e fonoaudiologia.

Todo o processo pericial do Imesc segue a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e também a Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas relacionados à Saúde (CID), ambas da Organização Mundial de Saúde (OMS), exigidas pelo programa Meu Emprego Inclusivo do Estado.

O laudo médico é produzido às pessoas com deficiência que se inscrevem e são atendidas pelos PEIs, programa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência que tem o objetivo de ampliar o olhar das empresas no âmbito de inclusão e integração da pessoa com deficiência.

A ação tem como foco a produção de 300 laudos por mês, que serão utilizados tanto nos mapeamentos das habilidades e perfis profissionais quanto na metodologia do emprego apoiado, gerando oportunidades e qualificação ao segmento.

A iniciativa faz parte do programa estadual Meu Emprego Inclusivo e também conta a participação do Centro Paula Souza e Sebrae SP. Mais informações: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ .