Superintende do Imesc/SP recebe Desembargadora do Amazonas na sede do Instituto
Visita da Magistrada destacou a importância dos exames de DNA realizados pelo órgão nos casos de processos judiciais de paternidade
Na última quinta-feira, 25 de julho, o superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), Edilson José da Costa, recebeu a visita da Desembargadora Coordenadora da Vara de Família do Estado do Amazonas, Maria do Perpétua Socorro Guedes Moura, acompanhada de seu Chefe de Gabinete, Pedro Said, e do Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Felício Scaff.
A pauta da visita da Desembargadora do Amazonas foi conhecer o trabalho realizado pelo Imesc, considerado uma referência no quesito dos exames de Vínculo Genético, DNA, além de explorar as instalações do laboratório do órgão, sendo o maior e mais bem equipado da América Latina. Com a tecnologia mais avançada disponível o Imesc realiza exames de DNA em todo o Estado de São Paulo com precisão, eficácia, efetividade e eficiência.
“Essa visita institucional é necessária. O Amazonas ainda não possui um trabalho efetivo na produção de DNA para resolver nossos processos junto à Vara da Família. Ao chegar ao Imesc, fiquei extremamente impressionada com a eficiência e a capacidade do órgão e seus servidores altamente especializados e comprometidos. Saímos dispostos a firmar um convênio com o Imesc, porque o estado de São Paulo pode nos ajudar muito com seus recursos humanos e técnicos, além da experiência e expertise acumuladas. Ainda nos encontramos carentes nesse setor e viemos buscar um conhecimento fundamental para o estado e a justiça do Amazonas”, relatou a Desembargadora Maria do Perpétua Socorro.
Durante a visita, a Desembargadora recebeu explicações detalhadas sobre o processo de análise dos exames de DNA, conduzidas pela bióloga Maria Eliza Teserolli, responsável pelo Núcleo de Perícias Laboratoriais do Imesc desde 1989. Teserolli apresentou o passo a passo das análises, destacando o rigor e a metodologia empregada pelo Instituto.
“Foi uma grande honra receber a Desembargadora Maria do Perpétua Socorro em nossa sede. A visita ao nosso laboratório de DNA foi extremamente produtiva. A Desembargadora saiu animada com a perspectiva de uma parceria que permitirá a implantação do mesmo trabalho no Amazonas. Essa possível cooperação certamente poderá trazer avanços significativos e beneficiará toda a sociedade amazonense”, disse o superintendente do Imesc.
Anualmente, o Imesc realiza cerca de 8 mil laudos, consolidando sua posição como referência em exames de vínculo genético no país. Além disso, membros da equipe do Imesc já passaram por capacitação em países europeus, reconhecidos como referência em análises de vínculo genético, o que reforça a qualidade e a confiança nos resultados obtidos pelo Instituto.
Outro destaque do Imesc são os mutirões de DNA realizados mensalmente, oferecendo testes de paternidade gratuitamente aos interessados, cumprindo um papel social fundamental ao proporcionar acesso a exames essenciais para a definição de vínculos familiares.