Imesc é contemplado com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade 2020

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), pela segunda vez consecutiva, foi contemplado com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O Instituto foi contemplado com o Selo 2020, na categoria “Infância e Adolescência”, pela iniciativa “Facilitação do acesso à Justiça pela universalização da coleta de material biológico para exames de DNA por intermédio do IMESC e TJSP (CEJUSCs)”.

O projeto do Imesc, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs), apresenta um modelo de rotina mais simplificado para coleta de material biológico (sangue periférico por punção digital ou células da mucosa bucal por swab oral) para perícias de investigação de vínculo genético (exames de DNA).

“Receber o selo foi mais um passo importante para a consolidação da importância no Imesc na vida de milhares de cidadãos”, ressaltou o superintendente do Imesc, Paulo Roberto Falcão.

Os exames são utilizados em mediações pré-processuais perante os Cejuscs. A coleta de material biológico para perícias de investigação de vínculo genético (exame de DNA) é descentralizada, ocorrendo nos vários Cejuscs do Estado de São Paulo. O cidadão que necessitar deste serviço não precisa se deslocar até o Imesc, bastando se dirigir ao Cejusc mais próximo da sua residência. As coletas decorrentes de perícias solicitadas pelos Cejuscs da Capital e da Grande São Paulo são realizadas na sede do Instituto.

Neste ano, a Premiação do Selo de Direitos Humanos será online, devido aos cuidados com a saúde decorrentes do período de pandemia que o Brasil vivencia. O evento ocorrerá de maneira virtual no início de dezembro. As instituições vencedoras do Selo serão informadas pela organização do evento sobre o dia e hora da premiação online.

Concorreram ao Selo, que está em sua 3ª edição, recebido pelo Imesc, organizações do terceiro setor, empresas públicas, privadas e de economia mista e órgãos públicos por iniciativas, projetos, programas e ações voltadas à diversidade e inclusão.

Em 2019 o Imesc foi contemplado com o Selo, que estava em sua 2ª edição, com o Projeto “Brinquedoteca: Espaço de Acolhimento e Humanização” também na categoria “Infância e Adolescência”. A Brinquedoteca ocupa parte do espaço da sala de espera para coleta de material biológico para realização de exame de DNA e está disponível para as crianças que acompanham as pessoas que passam diariamente pelo Instituto, tanto para as perícias de DNA quanto para as perícias de medicina legal.