. - Araçatuba recebeu mutirão do Imesc

Os médicos do Instituto atenderam cerca de 80% da demanda pré-agendada

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) em parceria com o Tribunal de Justiça realizarou entre os dias 14 e 15 de março, o seu terceiro mutirão de Medicina Legal para atender a 2ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) – Araçatuba, composta por 20 cidades. Ao todo foram atendidos cerca de 80% de uma agenda de 700 perícias.

Os mutirões ocorrem em razão das demandas de perícias reprimidas ainda por conta do fechamento do Fórum da cidade, em decorrência do período da pandemia. Vale ressaltar que só serão periciadas as pessoas previamente intimadas pelo Judiciário.

De 2021 até o momento já foram realizados aproximadamente 30 mutirões, totalizando mais de 4,5 mil atendimentos em todo o Estado. Os procedimentos nesses mutirões são para analisar vários quadros de saúde.

A equipe de peritos atendeu em salas separadas dentro do Fórum Criminal de Araçatuba. As pessoas que não tiveram condições de se locomover até as salas foram atendidas nas ambulâncias e nos veículos que ficaram estacionados em pontos indicados, em formato “drive thru”.

Entre os dois dias, a equipe do Imesc atendeu perícias securitárias (seguros em geral), obrigação de fazer (solicitação de medicamentos e tratamentos médicos para o poder público), indenizatória em geral, previdenciária (acidente de trabalho, aposentadoria), reprovação em exame admissional, regularização de período de licença negada, reconhecimento de doença profissional e perícias psiquiátricas – na área cível. Securitárias (de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres – DPVAT) e perícias psiquiátricas na área cível.