- CIC Jundiaí inicia o mutirão de testes de paternidade gratuitos no Estado

O serviço contempla exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade. Ao todo serão 400 testes gratuitos, atendidos em 15 unidades dos CICs. O mutirão vai até o dia 7 de Julho.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania deu início ao mutirão de testes de paternidade gratuito realizado em parceria com o Centro de Integração da Cidadania (CIC), na última terça-feira, dia 1º de Junho.

A ação começou pelo CIC Jundiaí, onde quatro famílias foram atendidas. Na ocasião, o sangue das partes foram recolhidos e levados direto para análise laboratorial na sede do Imesc, na Barra Funda, São Paulo. Assim que o resultado ficar pronto as famílias serão informadas.

O serviço é gratuito às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência.
“O mais importante nesta ação é que todas as etapas ocorrerão nos próprios CICs. É necessário que todos os envolvidos como o filho ou a filha, a mãe e o suposto pai estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos na data designada para a coleta”, destaca Fernando José da Costa, secretário de Justiça e superintendente interino do Imesc.

A equipe do Imesc atenderá nas 15 unidades dos CICs espalhadas pela Capital, Grande São Paulo, litoral e no interior do Estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. O serviço é gratuito às pessoas e aos beneficiários da justiça gratuita. Ao todo serão 400 testes gratuitos disponibilizados, com vagas limitadas para cada CIC.

O interessado pode procurar o CIC mais próximo da região em que mora para tirar dúvidas e, posteriormente, agendar a coleta do material biológico para o teste de paternidade.

Confira os pontos mais próximo da sua residência. Basta clicar no link
https://justica.sp.gov.br/index.php/coordenacoes-e-programas/integracao-da-cidadania-cic/postos-cic/