- IMESC realiza coleta de material biológico para exames de DNA em Ribeirão Preto

Famílias de Ribeirão Preto e região foram atendidas na última segunda-feira, 20/06, pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), em parceria com a equipe médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na coleta de sangue para a realização de exames de DNA. Ao todo, foram atendidas 30 famílias durante o período da tarde.

A chefe de gabinete do Imesc, Juliana Lugani Pinto, esteve presente representando o Secretário da Justiça e Cidadania dr. Fernando José da Costa. “A coleta de forma descentralizada foi iniciada em 2005 e, só nesta unidade, já foram atendidas até o momento 42 mil pessoas da região de Ribeirão Preto”, ressaltou Juliana.

Foram colhidas amostras de material genético exclusivamente de pessoas que tenham recebido intimação judicial para a realização do teste de paternidade, que é previamente agendado com os familiares envolvidos – mãe, filho e suposto pai. “Agora, todo material recolhido será analisado no laboratório do Instituto em São Paulo, considerado um dos mais equipados da América Latina”, comunicou a chefe de gabinete.

A unidade descentralizada do Imesc em Ribeirão Preto atende 64 famílias por mês, oriundas de Cajuru, Brodowski, Sertãozinho, São Joaquim da Barra, Monte Alto, Batatais, Guariba, Bebedouro, Franca, Miguelópolis, Orlândia, Colina, Pontal e Ribeirão Preto.

Segundo Juliana, o Instituto conta com 11 pólos regionais de atendimento, no interior e no litoral, localizados nas cidades de Américo Brasiliense, Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

Para a realização do exame, basta a retirada de uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas. O material segue para análise laboratorial e o laudo é emitido entre 30 e 180 dias. Para a solicitação do exame, é preciso procurar um fórum ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Sobre o IMESC

O Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo é um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Anualmente, aproximadamente 30 mil laudos foram expedidos nos últimos anos devido a pandemia. A demanda em tempos normais chega a 50 mil ano.

Desde sua inauguração, esteve voltado para o atendimento do público, elaboração de pesquisas científicas. O IMESC também realiza perícias médicas, exames de personalidade e de capacidade profissional, bem como laudo caracterizador para pessoas com deficiência que procuram uma recolocação profissional. O Instituto promove ainda a formação e treinamento de pessoal especializado por meio da realização de cursos e palestras.