- Pela segunda vez Imesc concorre ao Prêmio Innovare

O Prêmio Innovare há anos destaca as boas iniciativas e é uma das premiações mais conceituadas do país. “Educação e Cultura: o futuro do país” é o tema em 2022.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, está concorrendo a 19ª Edição do Prêmio Innovare, considerada a maior premiação da área jurídica brasileira, com o projeto “Perícias para pessoas com deficiência ingressarem no mercado de trabalho”, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo.

O Prêmio foi criado em 2004, pelo Instituto Innovare, com o objetivo de divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Em 2022, “Educação e Cultura: o futuro do país”, será o tema.

A iniciativa está inscrita na categoria Proteção de direitos das minorias, com o projeto “Perícias para pessoas com deficiência ingressarem no mercado de trabalho”, que o Imesc desenvolve desde junho de 2021, e já emitiu 1.432 laudos, até o momento. “Esses laudos produzidos por nossos peritos se tornam peças fundamentais para essas pessoas na busca por um emprego”, ressaltou Fernando José da Costa, secretário da Justiça e Cidadania e superintendente do Instituto.

A periciada moradora de Hortolândia, Andrea Nascimento Valadares, formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Finanças, confirma a importância do laudo. “Esse laudo é fundamental porque tendo um documento oficial fica mais fácil até para conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho, além de, no futuro, não ter que passar pelos meios burocráticos para solicitar a aposentadoria. É um documento muito importante para quem tem deficiência”, informou Andrea, que foi vítima de paralisia infantil quando bebê.

Além das secretarias já mencionadas, Desenvolvimento Econômico e da Pessoa com Deficiência, fazem parte desta iniciativa a de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Justiça. O programa também conta com a participação do Centro Paula Souza, Sebrae e Hospital das Clínicas.

Em 2020, o Imesc chegou até a segunda fase do 17º Prêmio Innovare com o Projeto de Investigação de Vínculo Familiar. O Instituto também já foi finalista do 10º Prêmio Mário Covas e, por dois anos consecutivos (2019 – 2020), recebeu o selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da Prefeitura de São Paulo.

O que é o PEI?
PEI – Programa Meu Emprego Inclusivo, é do Governo de São Paulo, com objetivo de promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da metodologia do Emprego Apoiado. Saiba mais – http://empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br/