- Ribeirão Preto recebeu o último mutirão do Imesc de Medicina Legal no ano de 2022

O último mutirão do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo do ano de 2022, aconteceu na cidade de Ribeirão Preto, na última semana, entre os dias 15 e 16 de dezembro, no Fórum da cidade, e foram atendidos 540 pessoas, das 827 perícias programadas de pessoas que dependem da justiça gratuita da região.

O trabalho foi em razão das demandas de perícias reprimidas por conta do fechamento do Fórum da cidade, em decorrência do período da pandemia. De 2021 até o momento já foram realizados mais de 25 mutirões, totalizando aproximadamente mais de 3,5 mil atendimentos em todo o Estado. 

Os procedimentos nesses mutirões foram para analisar vários quadros de saúde envolvendo os seguintes tipos de perícias: Securitárias (seguros em geral), Obrigação de Fazer (solicitação de medicamentos e tratamentos médicos para o poder público), Indenizatória em geral, Previdenciária (acidente de trabalho, aposentadoria), Reprovação em Exame Admissional, Regularização de Período de Licença Negada, Reconhecimento de Doença Profissional e Perícias Psiquiátricas (nas áreas cível e criminal).

Foram cerca de 8 peritos médicos atuando entre os dois dias, em salas disponibilizadas dentro do Fórum de Ribeirão Preto e as pessoas que não tiveram condições de se locomover foram atendidas nas ambulâncias e nos veículos.