- Segundo Mutirão “Encontre o Seu Pai Aqui” acontece dia 15 de Fevereiro

O exame de DNA é totalmente gratuito, sem agendamento prévio, e as famílias serão atendidas por ordem de chegada

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo – Imesc, em parceria com o Ministério Público – MP/SP realiza o segundo mutirão “Encontre Seu Pai Aqui”, na próxima quarta-feira (15/02), das 7h às 14h, na sede do Instituto, localizado na Rua Barra Funda, 824, Centro de São Paulo. A intenção é desburocratizar e facilitar o processo de inclusão da paternidade no documento de pessoas que ainda não foram reconhecidas legalmente.

Os atendimentos são oferecidos na área interna do Instituto, no prédio sede, onde já ocorre a coleta de material biológico para os exames de DNA, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

A triagem e a coleta de sangue para o teste de DNA serão realizadas por uma equipe de peritos do Imesc, numa sala reservada dentro do próprio órgão, para garantir a privacidade dos envolvidos.

Vale lembrar que não é preciso nenhum preparo especial para a coleta. Para participar da ação é necessário que todos os envolvidos – filho(a), mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e compareçam juntos na coleta. Também deverão apresentar documento original com foto e certidão de nascimento, no caso de crianças e adolescentes.

No ano passado, foram realizados 545 exames no total. Já nos quatro mutirões, de setembro a dezembro, 100 famílias compareceram e tiveram as coletas de materiais biológicos recolhidos de forma gratuita.

Quem pode participar?
Para dar entrada ao processo de identificação de paternidade é necessário seguir alguns requisitos:

Comparecer munido de documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (válida apenas para menores de 18 anos);

Presença simultânea do requerente, da mãe e do suposto pai, ou de todos os envolvidos;

Na hipótese de qualquer uma das partes ser absolutamente incapaz, deverá estar representada ou assistida na forma da lei, apresentando documento comprobatório de sua condição.

E se o suposto pai for falecido?
Comparecer junto com a mãe e parentes de primeiro grau do falecido, tais como: pais (preferencialmente), irmãos (por parte de pai e mãe) e filhos (com suas respectivas genitoras) para coleta de sangue.

E depois do exame de DNA?
Os envolvidos serão chamados na Promotoria de Justiça para receberem o resultado e serão encaminhados ao Cartório de Registro Civil.

O projeto é fruto de parceria entre o Ministério Público de São Paulo e o Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo).

O PRÓXIMO MUTIRÃO, TERCEIRO DO ANO, DO “ENCONTRE OSEU PAI AQUI”, JÁ TEM DATA DEFINIDA, DIA 31 DE MARÇO DE 2023.