- Superintendente do Imesc toma posse

Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Dr. Paulo Dias de Moura, Secretário da Justiça e Cidadania, Dr. Fábio Prieto e o Superintendente do Imesc, Dr. Ismar de Freitas Junior

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, oficializou nesta sexta-feira (27) a posse do novo superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), o doutor Ismar Marcílio de Freitas Junior. A cerimonia foi realizada na sede do Imesc, na Barra Funda.

“O nome do doutor Ismar Marcílio foi muito bem avaliado e por pessoas sensíveis. Por isso, ele foi o escolhido para assumir o Imesc, o maior centro de produção de laudos periciais da América Latina. O nosso objetivo é melhorar a infraestrutura do Instituto e também dos funcionários. Ele terá uma missão árdua, porém, prazerosa ao mesmo tempo”, destacou Fábio Prieto.

Para o Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Dias de Moura, o novo superintendente está preparado para fazer um belo trabalho. “Tenho certeza que Ismar irá realizar uma ótima gestão. Ele apresentou números expressivos em sua fala, isso mostra a importância do Imesc para os cidadãos de São Paulo e deixará um legado positivo em sua passagem pelo Imesc”, disse Paulo Dias.

Ismar Marcílio destacou os avanços em apenas três semanas de trabalho à frente do Imesc. “Conseguimos nas três primeiras semanas de gestão aumentar consideravelmente o número de agendamentos para as pessoas com deficiência. No mês de dezembro de 2022, foram feitos 5.504 agendamentos e foram expedidos 4.860 laudos para pessoas com deficiência. No mês de janeiro, até a presente data, foram agendados 25.558 pedidos e expedidos 7.661 laudos”, destacou o novo superintendente.

Segundo Ismar Marcílio, o Imesc desenvolve um trabalho social de extrema relevância. “Estar à frente do maior centro de realização de perícias nas áreas de medicina legal e de investigação de vínculo genético da América Latina é uma valiosa oportunidade. Por meio da reconhecida excelência do órgão é possível atender, acolher e permitir o acesso gratuito à justiça de milhares de pessoas, sobretudo dos mais vulneráveis”.

Também estiveram presentes na posse Anderson Pomini, representando o Ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, o procurador de Justiça e Diretor da Escola Superior do Ministério Público, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, procuradores de Estado, desembargadores, delegado de polícia, advogados, vereadores e demais autoridades, além da sua esposa Renata, os filhos Ismar Neto e Roberta, e a neta Madalena.

Sobre o IMESC
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e sua origem remonta ao ano de 1970.

Tem como missão realizar perícias de Medicina Legal (clínicas e psiquiátricas) e de Investigação de Vínculo Genético (exame de DNA) para autoridades competentes do Estado de São Paulo, produzindo e difundindo conhecimento na sua área de atuação.

É considerado o maior centro de perícias de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético da América Latina e pioneiro, no Brasil, na utilização dos recursos da telemática para a prática preventiva do uso indevido de drogas por meio do serviço INFOdrogas (implantado em 1994).

O desenvolvimento e o crescimento de atividades na área pericial têm acumulado, ao longo da trajetória do IMESC, uma massa quantitativa e qualitativamente importante de informações (mais de 850 mil prontuários periciais), tornando-o um espaço privilegiado no campo da produção científica.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo é um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. O Imesc também realiza perícias médicas, exames de personalidade, de capacidade profissional e laudo caracterizador para pessoas com deficiência que procuram uma recolocação profissional. Anualmente, aproximadamente 30 mil laudos são expedidos por ano. Desde sua inauguração, esteve voltado para o atendimento do público e realização de pesquisas científicas. O Instituto promove ainda a formação e treinamento de pessoal especializado por meio da realização de cursos e palestras.

Atualmente, o Imesc conta com 21 polos regionais para coleta de material biológico, no interior e no litoral, localizados nas cidades de Américo Brasiliense, Araçatuba, Bauru, Campinas, Cejusc de Catanduva, Cejusc de Dracena, Cejusc de Louveira, Cejusc de Ribeirão Preto, Cejusc de Taquarituba, Cejusc de Votuporanga, Defensoria Pública de Campinas, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. A coleta de forma descentralizada foi iniciada em 2005.