. - Último mutirão do Imesc em 2023 foi de interdição e curatela na capital

No sábado, 11 de novembro, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou seu último mutirão programado para 2023, essencial para atender às pessoas que buscavam assistência na avaliação para interdição. Foram atendidos 300 casos dos 659 agendados.
 
“Essa iniciativa do Imesc visa reduzir drasticamente a fila de perícias represadas, tornando o serviço mais acessível e eficiente para aqueles que necessitam do exame pericial”, comunicou o superintendente do Imesc, Ismar Marcilio de Freitas Junior.
 
O evento foi uma oportunidade valiosa para oferecer suporte e agilizar os procedimentos de perícia, garantindo um atendimento eficaz e atencioso a todos os envolvidos. A iniciativa foi da Dra Luciana Cury, diretora do Núcleo de Perícias do Instituto, com auxílio da assessora técnica Fabiana de Barros.
 
“Foi um trabalho intenso e essas perícias envolveram processos legais que determinaram a capacidade de alguém para tomar decisões específicas, e o mutirão serviu para dar celeridades aos processos judiciais”, comentou a Dra Luciana Cury.
 
As perícias de interdição ocorreram em regime drive-thru, e foram realizadas diretamente nos automóveis e ambulâncias para aqueles que enfrentaram dificuldades de locomoção e não conseguiram se deslocar até os consultórios médicos.
 
“Um mutirão muito bem organizado e os médicos foram muito simpáticos”, destacou Marie Louise Lara Santos, que veio acompanhando sua prima que passou pela perícia de interdição.
 
Para Arley Salles, que aguarava pela perícia para sua mãe de 91 anos, destacou a rapidez no serviço. “Gostei muito desta iniciativa do Imesc, foi muito rápido. Acompanhei o trabalho do médico, um atendimento de excelência”, ressaltou.
 
A ação demonstra o compromisso do Imesc em fornecer serviços de qualidade e suporte às necessidades da comunidade. Os serviços de interdição funcionam como uma medida de amparo aos que não têm discernimento para praticar os atos da vida civil. Este evento contou com a participação de 14 peritos e 25 servidores.
 
O evento foi uma colaboração conjunta de funcionários terceirizados, profissionais da área médica e técnicos do Imesc. “Unimos todos nossos esforços para atender centenas de pessoas no sábado. Neste mutirão nós destacamos a importância da colaboração coletiva para promover mudanças positivas na vida dessas pessoas”, finalizou Fabiana de Barros, assessora técnica do Instituto.