. - Imesc e TJ realizarão mutirão em São José do Rio Preto neste sábado

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) em parceria com o Tribunal de Justiça realizará um mutirão para atender a Região Administrativa Judiciária (RAJ) de São José do Rio Preto, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 3.036, Centro, com 400 perícias agendadas.

As pessoas que precisarem ser periciadas e não tiverem condições de se locomover até dentro dos locais de atendimentos, serão periciadas em ambulâncias e veículos que ficarão nos estacionamentos dos pontos indicados, em formato “drive thru”.

O Secretário da Justiça e Cidadania e superintendente do Imesc, Fernando José da Costa, alerta que as perícias médicas realizadas pelo Imesc são solicitadas via processo judicial e, portanto, somente serão atendidas aquelas previamente intimadas pelo Judiciário. “Nesta ação vamos priorizar o atendimento em drive thru, para oferecer maior comodidade e segurança diante da situação que estamos vivenciando com esta pandemia”, destacou Fernando José da Costa.

Os procedimentos nesses mutirões serão para analisar quadros de saúde de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e de Interdição/Curatela nos casos em que os indivíduos se apresentam com Doença de Alzheimer, Demência Senil, Sequela de Acidente Vascular Cerebral, Paralisia Cerebral, Retardo Mental, Síndrome de Down, Sequela de Traumatismo Crânio-Encefálico, dentre outras condições psiquiátricas, avaliando-se a sua capacidade para os atos da vida civil e especialmente sobre atividades de ordem negocial e patrimonial.

Em Junho, o mutirão do Imesc para acelerar as perícias reprimidas já foi realizado em Ribeirão Preto e Presidente Prudente. Uma nova agenda está sendo trabalhada para atender outras RAJs no mês de julho, que serão Bauru, Araçatuba e Sorocaba.