- Imesc realiza segunda edição do programa Encontre o Seu Pai Aqui de 2023

O Imesc em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), realizou na quarta-feira (15), mais uma edição do programa “Encontre Seu Pai Aqui”, com 12 famílias que tiveram o material biológico recolhidos e uma orientação. Ao todo 40 pessoas foram atendidas. A intenção é desburocratizar o processo de inclusão da paternidade no documento de pessoas que ainda não foram reconhecidas legalmente.

Desde setembro de 2022, mais de 100 famílias já foram atendidas na sede do Instituto. Em 2023, será realizado um mutirão por mês.

Para dar entrada ao processo de identificação de paternidade é necessário seguir alguns requisitos:

  • Comparecer munido de documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (válida apenas para menores de 18 anos);
  • Presença simultânea do requerente, da mãe e do suposto pai, ou de todos os envolvidos;
  • Na hipótese de qualquer uma das partes ser absolutamente incapaz, deverá estar representada ou assistida na forma da lei, apresentando documento comprobatório de sua condição.

E se o suposto pai for falecido?
Comparecer junto com a mãe e parentes de primeiro graudo falecido, tais como: pais (preferencialmente), irmãos (por parte de pai e mãe) e filhos (com suas respectivas genitoras) para coleta de sangue.

Os envolvidos serão chamados na Promotoria de Justiça para receberem o resultado e serão encaminhados ao Cartório de Registro Civil.

O PRÓXIMO MUTIRÃO, TERCEIRO DO ANO, JÁ TEM DATA DEFINIDA, DIA 31 DE MARÇO DE 2023.