. - Peritos do Imesc são capacitados no tema envelhecimento: desafio na medicina legal e perícias médicas

O curso ministrado pelo Dr. Elcio Rodrigues, perito do IMESC, destinado a médicos, peritos e psiquiatras, na última quinta-feira (21/03), nas dependências do Instituto, sobre o acompanhamento do envelhecimento no âmbito da Medicina Legal, representa uma importante oportunidade de aprimoramento profissional.

Com enfoque na compreensão das particularidades médico-legais relacionadas ao processo de envelhecimento, os participantes tiveram a chance de adquirir conhecimentos essenciais para uma atuação mais qualificada e sensível no campo da saúde e da justiça.

Através de abordagens teóricas e práticas, o curso ofereceu ferramentas para a avaliação multidisciplinar de questões como capacidade mental, autonomia, responsabilidade penal e civil, entre outras, em indivíduos idosos.

Alguns temas abordados foram o envelhecimento saudável e patológico: Senilidade/ Senescência, a longevidade, Idade biológica e cronológica, repercussão do envelhecimento na capacidade de trabalho. Assuntos como diferenciar achados de exames de imagem relativos a envelhecimento decorrentes da perda das características originais dos tecidos e doença também foram discutidos. Vulnerabilidade do idoso, repercussão do envelhecimento na capacidade de se autodeterminar e fazer escolhas.

Implicações na curatela e tomada de decisão apoiada (ou respeitar os impactos legais da sua vontade em condição de vulnerabilidade). Apuração do dano corporal no idoso, condições mórbidas pré-existentes, fragilidade, implicações do isolamento social da convalescença, sob o aspecto psíquico e proteção jurídica do idoso.

Além disso, a troca de experiências e o debate de casos clínicos contribuíram para a construção de um conhecimento sólido e contextualizado, capacitando os profissionais a lidar de forma ética e eficaz com os desafios que envolvem a saúde e os direitos dos idosos na sociedade contemporânea.

“Tenho certeza que os participantes saíram aprimorados em seus conhecimentos e habilidades. Creio que tenha atingido os profissionais do Imesc para que visam um atendimento mais eficaz, ético aos idosos dentro do sistema legal de saúde”, comentou o perito Elcio Rodrigues.